“Supercafés”: 7 ingredientes para tornar seu café um grande aliado da dieta

“Supercafés”: 7 ingredientes para tornar seu café um grande aliado da dieta

Segundo endocrinologista, os chamados “supercafés” podem ajudar a eliminar os quilos a mais e até contribuir para aumento da libido


O cafezinho faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros e ele está presente em diversos momentos do dia. E por que não aproveitar esse item tão comum para turbinar a dieta? Já pensou em transformar o café do dia-a-dia em um “supercafé”, que ajuda a emagrecer e ainda contribui para outros aspectos da saúde?

Essa é a sugestão do endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Mtabologia) e mestre em endocrinologia pela UFRJ. É possível turbinar o café com óleo de coco, manteiga e também ingredientes que combinam com uma bebida refrescante para os dias mais quentes. Cada alimento escolhido tará um benefício.

“O ‘supercafé’ nada mais é do que adicionar ao cafezinho preto tradicional os chamados superalimentos que possuem propriedades funcionais. Eles vão além da questão nutricional e e axuliam em outros fatores, como melhora da imunidade, melhora da disposição, combate ao estresse e melhora da libido”, afirma o endocrinologista.

Ele e a nutricionista do W Estética & Spa, Cátia Ruthner, indicam quais ingredientes usar no ‘supercafé’ e dão receitas e dicas de preparo. Veja os detalhes:

1. Óleo de coco
Há tempos esse item é um queridinho para tudo – desde a dieta até cuidados com os cabelos. Segundo Assed, o óleo de coco é bem-vindo por aqui por ser uma fonte de gordura saturadas, que são gorduras boas para o organismo. Além disso, tem propriedades que melhoram a cognição, concentração e disposição.

O café com óleo de coco também já virou febre entre famosas para dar uma mãozinha no emagrecimento. A lista de adeptas da bebida inclui, por exemplo, as atrizes Yasmin Brunet e Fernanda Souza. Para Assed,o cafezinho já tem propriedades termogênicas e, com isso, ajuda na queima de gordura e na perda de peso. Já o óleo de coco incrementa a receita pois, de acordo com a nutricionista Andréa Marim em reportagem do Delas, é uma gordura de cadeia média que não é facilmente absorvida pelo organismo. “O corpo usa esse tipo de gordura como energia”, disse a especialista na reportagem.


Além disso, essa bebida traz uma sensação de saciedade por mais tempo, já que o óleo tem uma digestão mais lenta no organismo.

Uma sugestão para preparar essa bebida é adicionar uma colher de chá do óleo a 150 ml da bebida. Uma porção desse preparo por dia já é o suficiente para aproveitar os benefícios para a dieta.

2. Manteiga caseira
Outra fonte de gordura saturadas que pode ser usada no cafezinho é a manteiga caseira, ou a manteiga de ghee. Assed lembra que esse ingrediente é rico em cálcio e, pelas gorduras, também ajuda a manter a saciedade prolongada por mais tempo. “Ainda ajuda a dar disposição e energia para o dia-a-dia”, completa o médico endocrinologista.

O ideal é usar mesmo a manteiga feita em casa e ou a clarificada. Para preparar esse ingrediente é preciso derreter 250 gramas de manteiga sem sal em fogo médio, até que se forme uma espuma branca e espessa e que o produto diminua de volume. Nesse processo, a manteiga ficará mais clara, quase translúcida. Essa é a hora de desligar o fogo e esperar esfriar. Depois disso, retire a camada sólida e coe o líquido restante. Esse líquido é a manteiga de ghee, que deve ser guardada em um pote bem fechado e em temperatura ambiente.

3. Óleo de amêndoas
Pedro Assed indica esse ingrediente para quem busca um potente antioxidante. Além disso, esse óleo é rico em ômega 3, cálcio, magnésio e fibras. No final, as fibras contribuem para a saciedade e para o processo digestivo, e a combinação do “supercafé” ainda ajuda a reduzir o colesterol LDL.

Entretanto, sempre que for usada um óleo ou uma gordura no café é preciso moderação. Esses são ótimos ingredientes, mas eles também são geralmente bastante calóricos e, se usados em excesso, podem comprometer a dieta.

4. Quinoa
Esse cereal é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina. Esse neurotransmissor ajuda a diminuir ansiedade e quando há em boa quantidade no organismo, a pessoa também se sente mais feliz.

A quinoa também é uma ótima fonte de proteína vegetal, indicado até para quem segue uma alimentação vegana (sem produtos de origem animal). Com isso, também entra na onda dos alimentos que dão uma maior sensação de saciedade, o que é muito bem-vindo na dieta para emagrecer .

  1.  
    Mel
    Essa é uma boa dica para quem não consegue tomar o cafezinho sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Segundo Assed, o mel deve ser usado com moderação porque tem densidade calórica alta, mas é um ingrediente natural e traz benefícios, como energia para o organismo, dando mais disposição. Também tem propriedades antioxidantes e que ajudam o sistema imunológico.

    O endocrinologista ainda alerta que os diabéticos devem redobrar os cuidados com o mel para evitar problemas.

  2. Açaí
    A combinação da fruta com a bebida pode soar um pouco exótica, mas trata-se de uma sugestão e tanto para um pré-teino turbinado e bem refrescante. O café já tem suas propriedades termogênicas e o açaí dá bastante energia. Ele também é fonte de vitaminas B, C e E , tem poder antioxidante.

    Para deixar tudo mais divertido, o açaí ainda é apontado como um afrodisíaco – tanto que falam que açaí com guaraná em pó é um ótimo remédio caseiro para melhorar o apetite sexual.

    Mas como por aqui o assunto é dieta, mais uma vez, é preciso cuidado com a quantidade, pois esse também é um item bastante calórico. Mais abaixo você verá os detalhes de uma receita com açaí em pó para preparar em casa.

    7. Mirtilos
    De acordo com a nutricionista Cátia Ruthner, essas frutinhas são mais uma opção para quem busca um antioxidante. Os mirtilos, conhecidos como blueberries, também são fontes de vitaminas C e E e ainda contém fibras, ou seja, mais uma ideia para ajudar na questão da saciedade.

    Dicas de consumo
    Para esses cafés você pode fazer bebidas quentes, como o que leva manteiga ou óleo de coco, ou geladas, como as sugestões com frutas. E mesmo para as versões aquecidas, vale tomar cuidado com a temperatura da bebida. “O café não pode ser muito quente para não interferir no valor nutricional do alimento. Quando expomos os superalimentos a temperaturas muito elevadas acabamos comprometendo o valor nutricional do mesmo”, explica Cátia.

    Para os especialistas, para aproveitar melhor todas as propriedades das bebidas a indicação é ingeri-las na parte da manhã ou antes do exercício físico. Assim, terá energia para as atividades do dia. E também como se trata de uma bebida energética, melhor não consumi-la à noite, ou a cafeína pode despertar e atrapalhar na qualidade do sono.

    Receitas de “supercafés”
    Cátia ainda separa duas receitas refrescantes para você preparar em casa. Nelas será usado o cafezinho, uma porção de leite e o superalimento. Veja os detalhes:

    Latte Macchiato com açaí em pó

    ‘Supercafé’ com açaí é um dica de pré-treino
    Divulgação
    ‘Supercafé’ com açaí é um dica de pré-treino
    60 mL café expresso

    100 mL de leite zero lactose – bem gelado

    1 colher de chá (5g) de açaí liofilizado

    Prepare a dose de café expresso e coloque em um copo grande. Em um outro recipiente. coloque o leite bem gelado e bata com um mixer – isso fará com que o volume aumente e a bebida fique bem cremosa.  Em seguida, adicione o açaí liofilizado. Junte a mistura do leite cremoso devagar ao café e beba em seguida.

    Segundo Cátia, uma porção da bebida contém 70 calorias, sendo 7 gramas de carboidrato, 4,02 g de proteína e 2,96g de gorduras.

    Latte Macchiato com Mirtilos

    Mirtilo leva propriedades antioxidantes ao ‘supercafé’
    Divulgação
    Mirtilo leva propriedades antioxidantes ao ‘supercafé’
    50 mL de café expresso

    50 gramas de mirtilos

    100 mL de leite zero lactose

    Também faça o cafezinho em um copo grande. Em outro recipiente, bata os mirtilos com um mixer. Faça o mesmo processo com o leite gelado, batendo para que ele aumente de volume e fique cremoso. Separe um pouco da espuma do leite para decorar. Depois, adicione o leite aos mirtilos e bata novamente. Coloque lentamente o leite com os mirtilos por cima do expresso para formar camadas. Finalize com a espuma e consuma em seguida.

    Essa receita de café turbinado 36 calorias, sendo 13,5 gramas de carboidrato, 3,8 gramas de proteína e 1,24 gramas de gorduras.

    Fonte: Delas – iG @ http://delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2018-01-16/cafe-turbinado-supercafe.html

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/04/05/supercafes-7-ingredientes-para-tornar-seu-cafe-um-grande-aliado-da-dieta/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Sat, 21 Jul 2018 01:56:59 GMT [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.198.103.13 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 47752 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/04/05/supercafes-7-ingredientes-para-tornar-seu-cafe-um-grande-aliado-da-dieta/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/04/05/supercafes-7-ingredientes-para-tornar-seu-cafe-um-grande-aliado-da-dieta//04/05/supercafes-7-ingredientes-para-tornar-seu-cafe-um-grande-aliado-da-dieta/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/04/05/supercafes-7-ingredientes-para-tornar-seu-cafe-um-grande-aliado-da-dieta/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1537421734.505 [REQUEST_TIME] => 1537421734 )