7 dicas para passar pelo fim de semana sem arruinar a dieta

7 dicas para passar pelo fim de semana sem arruinar a dieta

A ideia aqui é curtir com os amigos, sim, mas não chegar à segunda-feira com aquele peso na consciência ou alguns quilinhos a mais na balança

Para você, o fim de semana é o momento de deixar a dieta de lado e enfiar o pé na jaca? E depois disso, você costuma chegar à segunda-feira com a consciência pesada pelos exageros e a sensação de ganhou alguns quilinhos a mais? Calma, isso acontece, como já diriam nossas avós, nas melhores famílias.  

Recentemente, o jornal britânico “Daily Mail” publicou uma lista de dicas de especialistas que vão te ajudar a passar o fim de semana de uma maneira mais saudável. O lado bom é que, sim, você ainda poderá sair com os amigos e se divertir. E nem vai precisar sofrer tanto assim para manter a linha e evitar essa ressaca na segunda-feira.

1. Aposte na dica do 80/20
Segundo estudo feito por pesquisadores finlandeses, a maioria das pessoas está mais pesada na segunda-feira em comparação ao que a balança indicava na última sexta-feira. Uma razão para isso é justamente aquela ideia de “enfiar o pé na jaca” no sábado e no domingo. Geralmente, as pessoas seguem uma dieta muito rígida e restrita de segunda a sexta, e se “libertam” com a chegada do final de semana. Com isso, nesses dois dias livres acabam comendo até mais calorias, açúcares e gorduras ruins do que haviam ingerido ao longo da semana, resultado nesse peso extra e em uma sensação de inchaço.

A nutricionista Marie Detillier, consultada pelo jornal, tem uma dica para evitar esses exageros: apostar na regra 80/20. “Todos os sete dias da semana, em 80% do dia você deve escolher alimentos saudáveis, ricos em fibras, coloridos, fontes de proteínas magras e baixos em gordura trans e saturada e também em sódio. Nos outros 20% do dia, você pode escolher o que mais gosta, seja um bebida ou seu doce preferido”, explica a profissional.

Comer um pedaço de chocolate por vez é melhor do que passar a semana inteira na vontade e perder a linha no final de semana
shutterstock
Comer um pedaço de chocolate por vez é melhor do que passar a semana inteira na vontade e perder a linha no final de semana

Ao usar essa tática todos os dias, não vai chegar ao sábado, por exemplo, desesperada para atacar todos os doces que encontrar pela frente. E também será mais fácil incluir um jantar com os amigos em um restaurante com um cardápio mais flexível como o proposto pelo 80/20.


2. Use a dica do “um copo por hora”
Também é comum abusar das bebidas aos finais de semana, seja por conta das festas e dos eventos sociais concentrados nesses dias ou pelo simples fato de não ter de se preocupar em acordar cedo para trabalhar na manhã seguinte.

Mais uma vez, não é preciso ser radical. Uma ideia é seguir a dica do “um copo por hora”. A ideia é a seguinte: se estiver em uma festa ou reunião com os amigos, não saia bebendo às pressas, aprecie o drinque. Tente levar, pelo menos, uma hora até finalizar a bebida. Tente também não exceder três ou quatro copos por evento.

Já Dena Champion, especialista em dieta pela Ohio State University, ressalta que não devemos esquecer que as bebidas alcóolicas são bastante calóricas e trazem alguns efeitos para o corpo. “Geralmente a bebida leva a comer demais porque reduz as inibições”, comenta a especialista. E não para por aí. “Ela pode criar uma espiral de decisões ruins, como dormir tarde demais ou dormir demais e perder o horário do treino da manhã porque exagerou na bebida e está de ressaca”, completa.

Quando o assunto é álcool, a moderação é o melhor caminho, seja for o dia da semana.

3. Não desative o despertador
Por mais que seja tentador desligar o alarme do relógio ou do celular no fim de semana, tente não fazer isso. Uma pesquisa da Universidade do Arizona buscou entender o que as mudanças de horário de sono aos finais de semana, como ficar acordado até a madruugada e sair da cama bem mais tarde, podem afetar na saúde com o que chamaram de “jetleg social”.

Quase 1.000 pessoas foram consultadas e foi notado que esse “jetleg” trouxe mudanças de humor, fadiga, insônia e problemas de saúde. Além disso, cada hora dessa diferença no sono foi associada com o aumento em 11% das chances de doenças do coração.

4. Encontre atividades divertidas para fazer no fim de semana
O jornal britânico cita um estudo feito em parceira entre pesquisadores da Escócia e da Inglaterra que mostra que aqueles que conseguem encaixar um ou dois treinos aos finais de semana têm os mesmos benefícios para a saúde que as pessoas que treinam todos os dias, de segunda à sexta.  

Para tentar aproveitar também esse benefício, não é preciso passar o sábado e o domingo na academia. A atividade física pode ser um passeio de bicicleta ou uma corrida ao ar livre. O importante é se mexer também no fim de semana.

5. Limite o tempo na frente da TV
Por mais tentador que seja, também evite passar o final de semana largado no sofá em uma maratona de Netflix. Gary Malone, diretor médico do Texas Health Arlington Memorial Behavioral Health é quem faz o alerta. “Essas ‘maratonas’ podem afetar sua saúde e disposição por dias. Você já teve, por exemplo, dor de cabeça depois de horas e horas diante da TV? Ou teve uma noite ruim de sono depois de passar o dia todo vendo NetFlix? Nosso corpo nõ foi feito para ficar parado, assistindo a TV o dia inteiro”, comenta o médico.

 

Ele sugere não passar mais de do que três horas diante desses aparelhos eletrônicos. “Saia e mexa-se. Relaxe sua mente e seus olhos”, indica Malone. Que tal voltar juntar essa dica com a do item anterior?

6. Esqueça o trabalho
O tempo do fim de semana deve ser aproveitado de maneira saudável, com uma dieta ainda equilibrada e boas atividades físicas, e nada de trabalho. Se não estiver de plantão, tente se desconetar. Se for impossível passar o sábado e o domingo inteiros sem checar seus e-mails e mensagens, pelo menos tente limitar o tempo para o isso. De resto, relaxe e tente seguir a última dica.

7. Prepare as refeições da semana
Aproveite um tempinho que sobrar para adiantar as refeições da semana
A ideia principal dessas dicas reunidas pelo jornal era evitar deslizes na dieta e ajudar a manter uma rotina saudável. Voltando a esse ponto, vale separar um tempinho – a tarde de domingo, por exemplo – para deixar as refeições da semana pré-preparadas. Você pode já picar alguns legumes ou congelar porções de comida que já fez. Isso vai te ajudar – e muito – a manter o cardápio equilibrado até naqueles dias mais atribulados da semana. Sabe que vai ter uma reunião importante e infinita no trabalho? Já deixe porções de comida pronta no fim de semana e seu jantar e sua dieta estarão garantidos.

Fonte: Delas – iG @ http://delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2018-03-23/fim-de-semana-saudavel.html

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/04/18/7-dicas-para-passar-pelo-fim-de-semana-sem-arruinar-a-dieta/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Thu, 20 Sep 2018 05:39:52 UTC [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.234.228.185 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 33676 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/04/18/7-dicas-para-passar-pelo-fim-de-semana-sem-arruinar-a-dieta/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/04/18/7-dicas-para-passar-pelo-fim-de-semana-sem-arruinar-a-dieta//04/18/7-dicas-para-passar-pelo-fim-de-semana-sem-arruinar-a-dieta/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/04/18/7-dicas-para-passar-pelo-fim-de-semana-sem-arruinar-a-dieta/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1542318002.445 [REQUEST_TIME] => 1542318002 )