Estudo: exercício físico ajuda na luta contra o tabagismo

Estudo: exercício físico ajuda na luta contra o tabagismo

Quando falamos sobre lutar contra nossos vícios, parar de fumar é uma das tarefas mais complicadas pois mexe com o bem-estar psicológico e físico. Quem fuma coloca naquele cigarro muita coisa: as frustrações, a ansiedade, o nervosismo, – até as alegrias, a hora de socializar e de silenciar. Mas um estudo britânico aponta que praticar uma atividade física pode ser um importante passo nessa luta contra o tabagismo.

A pesquisa da St. George’s University of London aponta que o exercício durante a exposição à nicotina reduz acentuadamente a gravidade dos sintomas de abstinência desta substância, um efeito que é acompanhado por uma maior ativação dos receptores de acetilcolina nicotínica α7 (alvos da nicotina) na região do hipocampo do cérebro.

“Os achados apoiam o efeito protetor do exercício contra o desenvolvimento da dependência física, o que pode ajudar a parar de fumar, reduzindo a gravidade dos sintomas de abstinência”, disse o autor principal do estudo, Dr. Alexis Bailey.

E este exercício não precisa ser necessariamente vigoroso. De acordo com os pesquisadores, os mais indicado são os exercícios cardiovasculares, que melhoram a vasodilatação e aumentam o volume de oxigênio circulante no organismo. Apenas 15 minutos de uma atividade aeróbica leve (caminhar ou correr em ritmo tranquilo) já ajudariam a reduzir a abstinência, segundo o estudo.

A pesquisa foi feita usando ratos como cobaias. Por isso, segundo os próprios cientistas, ainda é necessário avançar na investigação para comprovar a eficácia da tese em humanos. Segundo eles, outros mecanismos ligados ao movimento do corpo podem ter influência para a diminuição desse e de outros vícios que adquirimos ao longo da vida.

Para quem fuma e já pratica esportes, vale a dica: a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatórios que confirmam que praticantes de atividades físicas fumantes se recuperam mais lentamente do esforço físico, além de perder mais massa muscular, já que a nicotina reduz a síntese de proteínas.

 

Fonte(https://www.ativo.com/fitness/noticias-fitness/exercicio-parar-de-fumar/)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/04/23/estudo-exercicio-fisico-ajuda-na-luta-contra-o-tabagismo/ [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => x-gzip, gzip, deflate [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Tue, 22 May 2018 08:13:38 GMT [HTTP_CONNECTION] => close [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.224.111.99 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 44602 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/04/23/estudo-exercicio-fisico-ajuda-na-luta-contra-o-tabagismo/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/04/23/estudo-exercicio-fisico-ajuda-na-luta-contra-o-tabagismo//04/23/estudo-exercicio-fisico-ajuda-na-luta-contra-o-tabagismo/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/04/23/estudo-exercicio-fisico-ajuda-na-luta-contra-o-tabagismo/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1532136742.64 [REQUEST_TIME] => 1532136742 )