Benefícios do gengibre: propriedades, contraindicações e receitas

Benefícios do gengibre: propriedades, contraindicações e receitas

O gengibre é muito popular entre os brasileiros — e isso muito se deve às suas propriedades medicinais, ao forte e característico sabor que ele confere aos alimentos e, claro, ao preço baixo. Os benefícios do gengibre, porém, ainda não são tão bem aproveitados na dieta do dia a dia.

Benefícios do gengibre para a saúde

O que nós conhecemos comumente como gengibre é, na realidade, o rizoma – ou a raiz rasteira – de uma pequena erva tropical originária do continente asiático. E é ele quem tem todas as características que vamos destrinchar mais abaixo.

Os principais benefícios do gengibre são os seguintes:

Rico em gingerol, um óleo natural que possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes;

Excelente para aliviar náuseas e evitar vômitos;

Reduz os enjoos típicos de mulheres grávidas, de pacientes com câncer que fazem tratamento com quimioterapia e de pessoas que passaram recentemente por cirurgias invasivas;

Alivia as dores musculares provocadas por exercícios intensos;

É muito eficaz na redução da progressão da dor, graças às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias;

Combate a osteoartrite, um problema que degenera as articulações do corpo e provoca dor e rigidez muscular;

Ótima opção para pessoas que sofrem de diabetes (principalmente a tipo 2), pois reduz a quantidade de açúcar no sangue;

Melhora a digestão, combatendo a dispepsia;

Mulheres que sofrem de dismenorreia, também conhecida como dor menstrual, também podem se beneficiar do consumo de gengibre;

Reduz o colesterol ruim e, com isso, previne doenças cardiovasculares;

Graças às suas propriedades antioxidantes, também tem forte poder anticancerígeno;

Evita o envelhecimento precoce e, assim, também ajuda a melhorar funções cognitivas e prevenir degenerações cerebrais, como a doença de Alzheimer;

Diminui o risco de infecções, combatendo a ação de diversos vírus e bactérias que entram no organismo.

Outras características saudáveis

O gengibre é considerado um adaptógeno – nome dado a alimentos e substâncias que trabalham em favor do nosso organismo, melhorando o sistema imunológico, por exemplo.

Isso quer dizer que incluir o gengibre na dieta pode fazer você ficar mais resistente a diferentes temperaturas, carências digestivas, estresse e diversas outras situações que requerem maior adaptação do organismo.

De acordo com a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, o gengibre é riquíssimo em zingibereno, gingeróis e outros flamonóis. Traduzindo: “essas substâncias conferem ação anti-inflamatória e antioxidante para o alimento”, explica a profissional.

Além disso, ele diminui a formação de Cox 1 e Cox 2, que são neurotransmissores responsáveis por transmitir a sensação de dor.

Como aproveitar melhor o gengibre

“A melhor maneira de se utilizar o gengibre é em pó, pois nele encontra-se uma concentração maior”, diz Marchiori. Ela considera, no entanto, que qualquer que seja a forma de consumo, ele irá ter uma utilidade grande contra inflamações. Seja picado ou em conserva, é sempre válido incluir o gengibre na dieta.

A nutricionista atenta que o pó de gengibre funciona bem como tempero de qualquer receita. “Se for para tratar uma dor de cabeça como a enxaqueca, é recomendado colocar uma colher de chá de gengibre diluída num copo de água de coco. A dor costuma ir embora entre 15 a 20 minutos”, garante.

Há contraindicações?

Geralmente, não há contraindicações para o gengibre. No entanto, pessoas podem sofrer alguma sensibilidade gástrica ou experimentar uma sensação de ardor ao consumi-lo. “Na medicina chinesa, o gengibre é considerado uma planta quente”, lembra a nutricionista.

Mas são justamente essas características que conferem tantos benefícios para o gengibre, especialmente no que diz respeito ao bom funcionamento do estômago e dos pulmões.

No entanto, quem tem uma sensibilidade maior pode sofrer de mal-estar gástrico com mais facilidade. “É possível ainda, embora seja bastante raro, que algumas pessoas sofram alteração na pressão arterial, ficando com a pressão um pouquinho mais alta”, conclui.

Chá de gengibre

Segundo Vanderli, o chá de gengibre é extremamente proveitoso para gestantes que sofrem frequentemente com enjoos e para pacientes em tratamento de quimioterapia, que costumam sentir muitas náuseas também.

Fazer uso do gengibre desta forma faz todo o sentido e a receita do chá é extremamente simples. Basta ferver uma colher de sopa de gengibre em pó em 1 litro de água por apenas 5 minutos.

Se quiser uma receita um pouco mais elaborada, Marchiori tem uma dica ótima:

  • 100 g de gengibre;
  • Cascas de um abacaxi pequeno;
  • Casca de uma laranja;
  • 1 pau de canela;
  • 2 litros de água.

Lave bem as cascas da laranja e do abacaxi e pique-as grosseiramente. Descasque o gengibre e corte em fatias finas. Acrescente as cascas de laranja e abacaxi e o pau de canela. Depois, adicione a água. Cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo bem baixo. Apague o fogo e deixe esfriar. Sirva com gelo. Preferindo, pode-se servir quente também.

Gengibre e limão

Essa mistura é excelente para sua saúde. “É uma combinação tão boa porque mata vírus, bactérias e também alguns tipos de fungos. Com isso, temos os benefícios dos limonenos do limão, além dos fitoquímicos do gengibre”, explica a nutricionista.

Receitas com gengibre

1. Patê de gengibre e soja

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de soja cozida;
  • 1 colher (sopa) de shoyu;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem;
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado fino;
  • ¼ de xícara (chá) de uva passa sem sementes;
  • Salsa e cebolinha à vontade.

Modo de preparo

Bata a soja com as passas no liquidificador. Adicione os demais ingredientes e misture bem até adquirir a consistência desejada.

2. Gari (conserva de gengibre da culinária japonesa)

Ingredientes

  • 600 g de gengibre novo;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 12 colheres (sopa) de vinagre de arroz.

Modo de preparo

Lave e descasque 600 gramas de gengibre novo. Corte-o em rodelas bem finas e coloque numa panela. Junte 1 litro de água (o suficiente para cobrir o gengibre) e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até começar a ferver.

Retire do fogo e escorra a água. Espalhe o gengibre num escorredor e salpique 1 colher (chá) de sal. Reserve. Numa panela, misture 1/2 xícara (chá) de água e 3 colheres (sopa) de açúcar, leve ao fogo e cozinhe até derreter o açúcar. Retire do fogo, junte 12 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou vinagre de maçã e reserve.

Retire o excesso de líquido do gengibre, seque-o com toalha de papel e misture à solução de vinagre. Transfira para um recipiente esterilizado com fecho hermético e tampe. Dessa forma, pode ser conservado por 1 ano (ou por 3 meses em recipiente tampado).

 

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/05/18/beneficios-do-gengibre-propriedades-contraindicacoes-e-receitas/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Fri, 22 Jun 2018 05:27:22 GMT [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.225.57.230 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 53726 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/05/18/beneficios-do-gengibre-propriedades-contraindicacoes-e-receitas/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/05/18/beneficios-do-gengibre-propriedades-contraindicacoes-e-receitas//05/18/beneficios-do-gengibre-propriedades-contraindicacoes-e-receitas/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/05/18/beneficios-do-gengibre-propriedades-contraindicacoes-e-receitas/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1534392914.937 [REQUEST_TIME] => 1534392914 )