Chá de canela de velho: o que é? Veja os benefícios

Chá de canela de velho: o que é? Veja os benefícios

Você sabe o que é a canela de velho, nome popular de uma erva chamada de miconia albicans? O apelido é curioso, mas explica bastante sobre o uso medicinal dessa planta. É indicada para tratar doenças dolorosas como artrites, artroses e reumatismo. Mas também ajuda a aliviar dores de tendinites, torcicolos, bursites e outros processos inflamatórios, especialmente aqueles acompanhados de inchaço local.

É uma planta muito conhecida e utilizada em tratamentos naturais contra dores nas articulações, principalmente na região nordeste do Brasil. Segundo alguns estudos e especialistas, a

canela de velho tem realmente as propriedades anti-inflamatórias e fitoquímicas (antioxidantes) de que sempre se falou.

Cuidado ao consumir o chá de canela de velho

Antes de começar a consumir o chá, saiba a procedência da erva, devido a capacidade da canela de velho de absorver o alumínio presente no solo. No cerrado, onde a erva é abundante, há forte predominância do metal no solo por causa da exploração mineral na região.

Estudo recente feito pela Unifor constatou que o uso das folhas de M. albinas com finalidade medicinal é aparentemente seguro. No entanto, ressaltou que são necessários mais estudos para confirmar a sua segurança. Outro estudo, feito pela UNESP – Assis, mostrou riscos à saúde, seja em forma de chá ou qualquer outro uso, por conta da concentração de alumínio na erva.

O biólogo Rodrigo Polisel comenta que é preciso uma reformulação do uso da canela de velho a fim de se criar um processo para extrair o alumínio presente na planta antes de seu consumo. “O potencial da planta é inegável. Mas na natureza há plantas que bioacumulam muitas coisas presentes no solo e, parece que canela de velho é uma delas. O grande desafio é saber quais os níveis seguros de ingestão para que não cause problema nas pessoas. Vale dizer que não se deve sair tomando o chá sem nenhum acompanhamento, por mais que se trate de medicina natural”, explicou Rodrigo.

Dica de consumo

Especialistas aconselham moderação no consumo: não ultrapassar 1 colher de sopa da planta seca para cerca de 1 litro de água por dia. Os fitoquímicos, que fazem muito bem ao organismo, em excesso não são bons para o sistema digestivo e podem causar problemas no fígado.

E aí, você usaria a canela de velho?

Fonte(www.ativo.com)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/07/16/cha-de-canela-de-velho-o-que-e-veja-os-beneficios/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.225.57.230 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 33400 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/07/16/cha-de-canela-de-velho-o-que-e-veja-os-beneficios/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/07/16/cha-de-canela-de-velho-o-que-e-veja-os-beneficios//07/16/cha-de-canela-de-velho-o-que-e-veja-os-beneficios/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/07/16/cha-de-canela-de-velho-o-que-e-veja-os-beneficios/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1534392877.013 [REQUEST_TIME] => 1534392877 )