Como fazer brigadeiro sem leite condensado (e saudável)

Como fazer brigadeiro sem leite condensado (e saudável)

Brigadeiro é aquele doce difícil de negar. Sua receita tradicional, entretanto, é bem calórica: cerca de 60 cal a cada 15 g e com poucos nutrientes que justifiquem seu consumo — só o fato de ser gostoso mesmo. Mas e se tivesse um jeito de fazer brigadeiro sem leite condensado, que ficasse tão gostoso quanto a receita original?

Descobrimos que há alternativas mais saudáveis e igualmente saborosas de brigadeiro sem leite condensado. Sem açúcar adicionado, sem lactose, mas com gosto de brigadeiro para não passar vontade nem se sentir culpado.

Receitas de brigadeiro sem leite condensado

Brigadeiro cru de tâmaras

(receita de Raquel Rache)

Ingredientes

  • 2 xícaras de castanha de caju (deixe-as de molho por cerca de 8 horas)
  • 1 ½ xícara de tâmaras sem caroço
  • ¼ xícara de cacau em pó
  • Pitada de canela

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no processador por alguns minutos, até ficar com uma consistência cremosa. Tire do processador e coloque na geladeira por 2 a 3 horas. Faça bolinhas e passe no coco ralado ou nibs de cacau (opcionais) ou apenas polvilhe cacau em pó ou algum granulado de chocolate por cima.

Benefícios para quem pratica esportes

A tâmara é uma das melhores frutas para quem está fugindo do açúcar industrializado. Serve para adoçar diversas sobremesas e smoothies, além de ser fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C. Além disso, elas têm muito potássio e zero gordura. São ótimas como fonte de energia natural — frutose, sucrose e glucose.

Brigadeiro de panela

(receita de @veganizadores)

Ingredientes

  • 1 litro de leite vegetal (avelã ou amêndoas)
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de nibs de cacau (opcional)

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque o leite vegetal e o açúcar. Mexa em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até engrossar. Depois coloque o cacau em pó e mexa até chegar à consistência desejada. Se quiser ponto de enrolar, mexa até desgrudar do fundo da panela. Polvilhe os nibs de cacau para finalizar. O segredo para conseguir o ponto adequado da massa é misturar sem parar, por bastante tempo.

Benefícios para quem pratica esportes

O leite vegetal, seja de castanhas, coco ou avelãs, é rico em gorduras boas, além de vitaminas e minerais, como o selênio. Além disso, os nibs de cacau, que nada mais são que sementes de cacau tritutaradas, são 100% naturais e rico em antioxidantes (flavonoides e outros). Veja aqui e aqui mais benefícios do cacau para quem pratica esportes.

Brigadeiro de inhame

(receita de @veganizese)

Ingredientes

  • 1 inhame grande cozido;
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1/2 xícara de leite vegetal ou água do cozimento do inhame;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 2 xícaras (cerca de 150 g) de chocolate meio amargo ralado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes (exceto o chocolate e o granulado) no liquidificador. Adicione o leite vegetal ou água aos poucos até formar um creme firme e homogêneo. Coloque-o na panela em fogo médio e adicione o chocolate ralado e vá mexendo até que fique firme e desgrudando da panela. Deixe esfriar e faça bolinhas. Você pode passar o docinho em algum chocolate granulado ou apenas polvilhar cacau em pó por cima.

Benefícios para quem pratica esportes

O inhame é um dos superalimentos para a imunidade. O óleo de coco tem vários benefícios e vale destacar dois deles: a gordura do óleo de coco é do tipo TCM (triglicerídeos de cadeia média), absorvida e transportada pelo organismo para se tornar energia rápida. Também possui ácido láurico, um ácido graxo saturado que aumenta a imunidade e auxilia no combate a inflamações.

 

Fonte(www.Ativo.com)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/08/02/como-fazer-brigadeiro-sem-leite-condensado-e-saudavel/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Thu, 16 Aug 2018 04:15:11 GMT [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.198.103.13 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 34602 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/08/02/como-fazer-brigadeiro-sem-leite-condensado-e-saudavel/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/08/02/como-fazer-brigadeiro-sem-leite-condensado-e-saudavel//08/02/como-fazer-brigadeiro-sem-leite-condensado-e-saudavel/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/08/02/como-fazer-brigadeiro-sem-leite-condensado-e-saudavel/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1537421837.418 [REQUEST_TIME] => 1537421837 )