Rapadura: um doce que serve de suplementação para os corredores

Rapadura: um doce que serve de suplementação para os corredores

Feita a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar, a rapadura não remete apenas à infância: ela é um alimento rico em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio. Apesar do alto valor calórico, o doce pode ser um ótimo energético para corredores, principalmente para os que participam de provas de montanha ou longas distâncias, que precisam repor o “combustível gasto” durante o exercício.

Além disso, é capaz de fortalecer os ossos por ser uma boa fonte de cálcio — e está ligada à prevenção de câimbras e osteoporose. Mas não pense que o quitute só tem benefícios. Caso seja consumido da maneira errada, pode agir como uma bomba calórica na balança. “Em exercícios de corrida curta, como tiros ou pequenas distâncias, a rapadura não é um alimento recomendado, porque o corredor não gasta a energia suficiente para repor por meio do doce”, alerta Bruna Pavão, nutricionista e consultora da agência BP Marketing Nutricional.

Como cada um tem um comportamento individual e uma estratégia alimentar diferente durante a corrida, não é possível definir uma quantidade exata de rapadura para consumo. Entretanto, o período recomendado para ingerir o doce é durante o exercício, como os géis de carboidrato, um dos responsáveis para manter o corredor firme nas passadas.

Mas a rapadura pode substituir os géis de carboidrato? A resposta é sim: considerada uma opção barata e de fácil acesso, ela pode ser utilizada como uma fonte de carboidratos substituindo ou alternando com o gel de carboidrato. Pode também ser ingerida no pós-treino, dependendo da necessidade do atleta, para acelerar a recuperação muscular.

Porém, atenção caso consumida no pré-treino. “Como todo carboidrato puro, ela deve ser evitada antes de qualquer treino, porque pode causar um problema chamado hipoglicemia de rebote, uma reação de defesa do organismo quando é ingerida uma grande quantidade de açúcar antes de uma atividade intensa. O sangue fica carregado de glicose e o corpo é obrigado a diminuir esse índice glicêmico, causando a hipoglicemia. A descompensação pode gerar cansaço, mal estar e fadiga durante o treino”, finaliza a nutricionista.

Fonte(Ativo.com)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/08/06/rapadura-um-doce-que-serve-de-suplementacao-para-os-corredores/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Thu, 15 Nov 2018 21:29:40 GMT [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 3.80.85.76 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 53178 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/08/06/rapadura-um-doce-que-serve-de-suplementacao-para-os-corredores/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/08/06/rapadura-um-doce-que-serve-de-suplementacao-para-os-corredores//08/06/rapadura-um-doce-que-serve-de-suplementacao-para-os-corredores/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/08/06/rapadura-um-doce-que-serve-de-suplementacao-para-os-corredores/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1544553083.805 [REQUEST_TIME] => 1544553083 )