Creatina: os benefícios e as polêmicas que envolvem o seu uso

Creatina: os benefícios e as polêmicas que envolvem o seu uso

Popular nas academias, a creatina é um dos suplementos alimentares mais vendidos do Brasil. Seu uso, no entanto, é acompanhado por algumas polêmicas. O Ativo conversou com o fisiologista Diego Leite Barros e preparou um miniguia sobre a creatina para que você entenda mais sobre o suplemento.

Os efeitos e benefícios da creatina

A creatina, quando associada aos treinamentos corretos, aumenta a síntese de proteína, além de promover o ganho de força e explosão muscular em exercício de alta intensidade. Ou seja, é capaz de favorecer a hipertrofia muscular.

Em 2017, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva revisou mais de 200 artigos científicos e divulgou novo posicionamento sobre a creatina. De acordo com a organização, o suplemento também auxilia na prevenção e redução da severidade das lesões, recuperação muscular pós-exercício, proteção do sistema nervoso e desacelera o envelhecimento.

A polêmica da retenção hídrica

Em 2005, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de creatina no Brasil. O veto durou até 2010, mas a dúvida ainda permanece: quais são os efeitos adversos do suplemento?

“A polêmica vem muito da questão da retenção hídrica que a creatina causa. Muitos dizem que com a creatina você ganha massa muscular, mas também ganha muita água intramuscular, o que, teoricamente, mascara o benefício real que ela tem. Isso é verdade, mas não tira o benefício real que ela pode gerar”, explica Diego Leite Barros.

Em seu site, a Anvisa esclarece que a liberação foi feita após a verificação de que “os consensos científicos sobre o tema apresentavam nova fundamentação científica que comprovava a eficácia da creatina para atletas em exercícios repetitivos de alta intensidade e curta duração”.

A dosagem correta

A dosagem equivocada do produto não costuma gerar um problema agudo. Se a pessoa consumir doses muito grandes de forma crônica, alguns órgãos podem ser sobrecarregados durante a filtragem da substância, como o rim. “Mas isso acontece em doses muito exageradas e por longos períodos. A princípio, se você tomar algumas doses maiores, não há grande repercussão no organismo”, observa Barros.

A documento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva informa que doses de até 30 gramas por dia ao longo de cinco anos não provocam prejuízos a indivíduos saudáveis. Um artigo assinado pelos fisiologistas Turíbio Barros e Gerseli Angeli conclui que “a forma mais rápida de aumentar os estoques de creatina intramuscular parece ser o consumo de 0,3g/kg/dia de creatina monoidratada por 5 a 7 dias consecutivos, seguidos por 3 a 5g/dia a fim de manter os estoques elevados”.

Creatina para corredores

O benefício para corredores é indireto, mas não deixa de existir. A indicação do suplemento é para favorecer o desempenho em treinamento de força e em momentos que exigem explosão – caso dos treinos de tiro. O corredor terá grande benefício a partir do momento em que conseguir gerar força muscular pra si de forma correta. O ideal é ter um padrão de proteção articular maior e uma incidência de lesão menor. “Se for um corredor de velocidade, vai ter um benefício maior no sentido de ter mais explosão”, aponta Diego Leite Barros.

 

Fonte(Ativo.com)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/08/22/creatina-os-beneficios-e-as-polemicas-que-envolvem-o-seu-uso/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Sat, 20 Oct 2018 15:30:10 CEST [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 3.80.85.76 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 60668 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/08/22/creatina-os-beneficios-e-as-polemicas-que-envolvem-o-seu-uso/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/08/22/creatina-os-beneficios-e-as-polemicas-que-envolvem-o-seu-uso//08/22/creatina-os-beneficios-e-as-polemicas-que-envolvem-o-seu-uso/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/08/22/creatina-os-beneficios-e-as-polemicas-que-envolvem-o-seu-uso/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1544553770.802 [REQUEST_TIME] => 1544553770 )