Musculação ou aeróbio: o que é melhor para perder peso?

Musculação ou aeróbio: o que é melhor para perder peso?

Quando o assunto é perder peso, esta dúvida é bem comum. O que podemos fazer para render o treino e conquistar esse objetivo?

Muita gente acha que só correr na esteira ou fazer outro tipo de exercício aeróbio é o suficiente para perder peso. O motivo dessa crença é que sempre é ensinado que o treino aeróbio de intensidade baixa ou moderada é o ideal para emagrecimento, pois utiliza a gordura como fonte de energia. Será?

Para responder a essa pergunta, o Ativo consultou a professora Carolina Adriano, da Competition Training Gym. Confira:

 

O que funciona melhor para perder peso?

Segundo Carolina, o melhor é tirar proveito das duas atividades, porque os benefícios vão além de perder peso. O aeróbio, por exemplo, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, dando mais fôlego e resistência para a corrida e outras atividades.

“A musculação também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra, que consome mais energia para sua manutenção. Ou seja, você queima mais calorias para isso”, explica.

Sem falar que o corpo continua gastando energia horas após o treino para se recuperar dos estímulos causados pelo exercício. E sabe aquela história de que corredor precisa fazer força fora do asfalto e da esteira?

“Treinos de fortalecimento como a musculação previnem e evitam lesões, principalmente em atividades aeróbias mais intensas e de alto impacto”, ressalta Carolina.

Tanto no aeróbio quanto no treino de força, o que faz a diferença no resultado é a intensidade aplicada ao exercício. “Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirma a professora da Competition.

HIITs são uma boa opção

Os treinos de alta intensidade (HIIT) que combinam aeróbio e fortalecimento são curtos e eficazes, pois levam o corpo ao limite, aceleram o metabolismo e queimam muitas calorias durante e depois do exercício. Porém, exigem cuidado do praticante.

“Precisa respeitar o que chamamos de interdependência. Se o volume do treino for alto, a carga deve ser moderada ou baixa e vice-versa”, ensina Carolina. “A intensidade do treino é determinada ou pelo volume ou pela carga, nunca os dois juntos. Isso é válido tanto para treino aeróbio quanto para musculação”, completa.

E finaliza com uma dica valiosa: “Você pode fazer o melhor treino que puder. Mas sem uma boa e devida orientação alimentar não conseguirá emagrecer como gostaria”.

 

Fonte(Ativo.com).

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/08/31/musculacao-ou-aerobio-o-que-e-melhor-para-perder-peso/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Thu, 20 Sep 2018 07:33:17 CEST [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.196.26.1 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 52640 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/08/31/musculacao-ou-aerobio-o-que-e-melhor-para-perder-peso/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/08/31/musculacao-ou-aerobio-o-que-e-melhor-para-perder-peso//08/31/musculacao-ou-aerobio-o-que-e-melhor-para-perder-peso/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/08/31/musculacao-ou-aerobio-o-que-e-melhor-para-perder-peso/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1540041633.609 [REQUEST_TIME] => 1540041633 )