Os 5 fatores que te fazem comer mais

Os 5 fatores que te fazem comer mais

Se algum instituto de pesquisa consultasse a população brasileira para descobrir quais são as resoluções de Ano Novo mais frequentes, perder peso e ganhar mais dinheiro certamente estariam entre as primeiras posições. O Ativo não pode te ajudar a engordar sua conta bancária, mas pode, pouco a pouco, colaborar para que você leve uma vida mais saudável.

Muita gente faz promessas para perder peso. Umas conseguem; outras ficam apenas no desejo. Afinal, fechar a boca não é das tarefas mais fáceis. Mas saber o que te leva a comer mais do que o necessário é um dos primeiros passos para repensar o comportamento e perder os quilinhos que te incomodam.

Ativo conversou com Roberta Lima, nutricionista da Maratona do Rio, para saber quais são os fatores que te fazem comer mais do que precisa.

Cinco motivos que fazem você comer mais

1. Consumir carboidratos refinados

“Os carboidratos refinados (pães, farinha branca e açúcar branco, por exemplo) passam pelo processo de refinamento, no qual perdem fibras, vitaminas e minerais. As fibras são responsáveis por aumentar a saciedade e reduzir a velocidade em que o açúcar chega na célula (índice glicêmico).

Sem elas, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, gerando uma sinalização para que o pâncreas aumente a produção de insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue estável. Assim, os níveis de açúcar no sangue caem rapidamente, trazendo a necessidade do consumo de mais carboidrato. Esse ciclo vai se repetindo e fazendo com que a sensação de fome nunca acabe.”

2. Não apostar em gorduras insaturadas

“Gorduras insaturadas estão relacionadas ao aumento da saciedade. Boas fontes de gordura insaturada são as oleaginosas (castanhas, nozes e macadâmia), o abacate, o salmão e o óleo de coco.”

3. Comer com pressa

“O cérebro e o estômago trabalham juntos para o controle da fome. São necessários cerca de 20 minutos para que o hormônio grelina, responsável por sinalizar a sensação de saciedade, se manifeste. Quando comemos rapidamente e mastigamos pouco, o cérebro não percebe que está satisfeito, provocando o aumento da ingestão calórica.”

4. Passar muitas horas sem comer (apenas para uma parcela)

“Isso depende muito. Algumas pessoas têm uma tolerância maior ao jejum, conseguindo usar ferramentas para perda de peso, como o jejum intermitente e o aeróbico em jejum. Outras têm uma fome incontrolável quando ficam muito tempo em jejum e acabam ingerindo calorias em excesso quando voltam a se alimentar. É importante consultar um nutricionista e entender qual estratégia se aplica melhor ao seu caso.”

5. As tentações do olfato e da visão

“Nossa relação com o alimento começa quando estamos no útero materno e é afetada pelas emoções. Não só o cheiro do alimento, mas a lembrança que este cheiro desperta, pode aumentar o desejo por aquela comida. Muitas vezes, não comemos por fome, mas, sim, pelo prazer que a ingestão daquele alimento nos traz.”

 

Fonte(www.Ativo.com)

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply
Array ( [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.18 (Amazon) PHP/5.6.21 [REQUEST_URI] => /index.php/2018/10/01/os-5-fatores-que-te-fazem-comer-mais/ [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 [HTTP_HOST] => uppercare.net [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => gzip [PATH] => /sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin [SERVER_SIGNATURE] => [SERVER_NAME] => uppercare.net [SERVER_ADDR] => 172.31.39.159 [SERVER_PORT] => 80 [REMOTE_ADDR] => 54.196.26.1 [DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [REQUEST_SCHEME] => http [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /var/www/html [SERVER_ADMIN] => root@uppercare.net [SCRIPT_FILENAME] => /var/www/html/index.php [REMOTE_PORT] => 43434 [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PATH_INFO] => /2018/10/01/os-5-fatores-que-te-fazem-comer-mais/ [PATH_TRANSLATED] => redirect:/index.php/2018/10/01/os-5-fatores-que-te-fazem-comer-mais//10/01/os-5-fatores-que-te-fazem-comer-mais/ [PHP_SELF] => /index.php/2018/10/01/os-5-fatores-que-te-fazem-comer-mais/ [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1540041566.193 [REQUEST_TIME] => 1540041566 )